NOTÍCIAS




O Centro de atendimento para enfrentamento da Covid-19 abre nesta terça-feira (07), no Ginásio Dias, zona Norte de Natal, e vai funcionar de segunda a quinta, das 8h às 16h e nas sextas das 8h às 12h. Deverão procurar o Centro os pacientes que estejam com suspeita ou início dos sintomas, que são gripe, tosse, coriza, e dor na garganta.

 

A estrutura montada pela Prefeitura do Natal e Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Natal) conta com profissionais de saúde, que prestarão todo atendimento e esclarecimentos aos pacientes. Para atendimento, é necessário ser residente de Natal, levar o cartão SUS, CPF e comprovante de residência. Ao chegar, as pessoas passarão por uma triagem dos profissionais da SMS-Natal e em seguida receberão atendimento médico.

 

"Durante o atendimento, caso o médico prescreva e o paciente aceite, o paciente já sai do Centro com o medicamento adotado, de acordo com o estabelecido no protocolo médico adotado por Natal, através do Comitê Científico Municipal de Combate à Covid-19, grupo formado por infectologistas e epidemiologistas, aprovado pelo Conselho Regional de Medicina", esclarece o titular da SMS-Natal, George Antunes.

 

"Temos trabalhado incansavelmente na atenção básica de Natal, estamos adotando nosso protocolo nas UBS referenciadas com Salas de Priorização de Atendimento (SPA) para o tratamento do Covid-19 e com a parceria do Instituto de Medicina Tropical (IMT) começamos a realizar teste de swab em seis Unidades. Até o final dessa semana, estaremos ofertando o teste em nove Unidades; acompanhamentos de IGM positivo identificados nas testagens em massa. Esse conjunto de ações reflete na diminuição para desafogar as UPAS ", afirma o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

 

A secretária adjunta da Atenção Básica da SMS, Rayanne Araújo, lembra que as 10 UBS com horário estendido continuam em funcionamento e que todos os postos de saúde também atendem casos suspeitos de Covid-19. "A Rede de Natal está trabalhando no combate ao Covid. A abertura do Centro de Tratamento Covid-19 vai trazer mais agilidade e desafogar as nossas UPAS", destaca.

 

FOTOS: JOANA LIMA





Comentários


Hoje a 200ª paciente recebeu alta no hospital de campanha. Maria José, de 74 anos, teve todo o tratamento necessário e agora está voltando para o conforto do seu lar e da sua família. Esse é um marco importante da nossa guerra contra o coronavírus. Foram 200 vidas salvas nessa unidade. Mesmo com todos os obstáculos e até aqueles que torciam contra, estamos comprovando que toda a luta valeu a pena. Vamos continuar firmes com esse objetivo de salvar vidas. Porque nossa prioridade é vencer essa pandemia!





Comentários


 

Após dotar sua rede pública de saúde de condições favoráveis ao atendimento da população e de atestar os primeiros sinais de redução no nível de contágio do novo coronavírus, Natal inicia a partir desta terça-feira (30) uma nova etapa de sua estratégia no combate à Covid-19. As novas medidas foram anunciadas pelo prefeito Álvaro Dias em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (29), no Palácio Felipe Camarão, após aprovação do Comitê Científico criado pelo município.

 

Dentre as principais ações implementadas pela Prefeitura, está a autorização para que o comércio volte a operar na cidade. Isto será feito de maneira gradativa, destacou Álvaro Dias, que antecipou ainda que será instalado nos próximos dias um Centro de Profilaxia e Tratamento no ginásio Nélio Dias, para atender a pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. "Estamos seguindo com o compromisso de oferecer as melhores condições aos natalenses em nossa rede municipal de Saúde. Ao mesmo em que cuidamos da Saúde, chegou a hora de darmos uma atenção também à economia, para evitar o aprofundamento ainda maior da crise no setor produtivo e nas famílias, a fim de se preservar o máximo dos empregos hoje existentes em Natal", explicou o prefeito.

 

Sobre a retomada do comércio, um decreto será publicado no Diário Oficial do Município desta terça, estabelecendo as regras que valerão para o setor durante o período epidêmico. O modelo adotado será o proposto por entidades do segmento produtivo, como as federações da indústria e do comércio do Estado (Fiern e Fecomércio, respectivamente). Um modelo já aprovado pelo Comitê Científico que auxilia a Prefeitura nos planos voltados ao enfrentamento da Covid-19 e que também tem o aval de outras instituições.

 

O prefeito Álvaro Dias ressaltou que só está sendo possível autorizar a retomada da atividade comercial em Natal por terem dado respostas positivas as ações empreendidas pela Prefeitura para enfrentar a Covid-19. Como principais ações, ele listou a abertura do Hospital de Campanha, a disponibilização exclusiva do Hospital Municipal Dr. Newton Azevedo para atender a casos de Covid-19, a ampliação do número de leitos clínicos (30) no Hospital dos Pescadores, a realização de testagem em massa em idosos e servidores municipais e a adoção do protocolo de saúde aprovado pelo Conselho Regional de Medicina. A essas ações, soma-se a decisão anunciada agora de abrir o Centro de Profilaxia e Tratamento na Zona Norte, região que lidera os índices de casos da doença na cidade.

 

Também na coletiva, o secretário de Saúde de Natal, George Antunes, disse que o reforço estrutural e operacional que a Prefeitura promoveu em sua rede primária produziu bons resultados, sendo responsável por começar a reduzir a demanda por UTIs em Natal. "Estamos tendo que combater duas pandemias, uma na saúde e outra na economia. O nosso trabalho é buscar o equilíbrio para também manter os sinais vitais da economia, preocupados que estamos, o prefeito e sua equipe, com muitas famílias que estão ameaçadas de perder suas condições de sustento", pontuou o secretário.

 

Pelas novas regras incluídas no decreto que será publicado no DOM desta terça, o comércio será reaberto de maneira gradativa, seguindo um cronograma dividido em quatro fases. Cada uma delas terá 14 dias e será subdividida por três frações. Em todas elas, precisarão ser obedecidos protocolos de segurança recomendados pelo Ministério da Saúde, como o distanciamento dentro das empresas de pelo menos 1,5 metro entre as pessoas e uso obrigatório de máscaras de proteção.

 

Na primeira fração, que começa nesta terça, terão autorização para funcionar alguns segmentos de serviços, dentre eles empresas de Recursos Humanos, de Comunicação, Agências de Publicidade, Centros de Distribuição, Distribuidoras, Agências de Turismo, Salão de Beleza e Barbearias. Também poderão abrir suas portas lojas de artigos de papelarias, produtos de climatização; bicicletas e acessórios, plantas e flores, vestuário, calçados, bancas de jornais, armarinho e lojas de artigos usados. Essas atividades serão liberadas primeiro exatamente por terem maior capacidade de controle de protocolos, gerarem pouca aglomeração e se encontrarem em situação econômica mais crítica.

 

Todas as medidas previstas no decreto poderão ser revistas, alertou o prefeito Álvaro Dias. "Faremos um acompanhamento semanal sobre o quadro epidemiológico e sobre o impacto do funcionamento do comércio na disseminação da doença. Se verificarmos que há risco dos índices de contágio voltarem a subir, podemos revogar em parte ou totalmente o decreto e tomar novas decisões", afirmou o prefeito, que, além do secretário George Antunes, teve ao seu lado na coletiva os secretários Fernando Fernandes (Governo), Irapoã Nóbrega (Serviços Urbanos), Thiago Mesquita (Meio-Ambiente e Urbanismo), Fernando Benevides (procurador-geral do Município), Alberfran Grilo (comandante-geral da Guarda Municipal) e a infectologista Rosângela Morais (representante do Comitê Científico do Município).

 

FOTOS: GABRIEL MEDEIROS





Comentários

Amanhã tem abertura de mais postos comerciais em Natal para garantir o emprego das pessoas.


Após um longo processo de espera e discussão com os setores produtivos, federações comerciais, representante da Saúde da cidade, o Prefeito Álvaro Dias anuncia parte de abertura de setores de serviços de distribuição de alimentos, depósitos, profissionais autônomos, agências de turismo, agências de publicidade, lojas comerciais de até 300 metros, salões de cabeleireiros e barbearias.

O decreto assinado pelo Prefeito @alvarocostadias , sai impresso no diário oficial do município, nesta terça-feira.

Vamos torcer agora para que todos tenham o bom senso e usem máscaras, álcool gel, cumpram a quantidade de pessoas no interior dos pontos comerciais e mantenham a distância minima de 3 metros de distância um do outro e sem cumprimentos.

O comércio e os empresários, têm que fazerem a parte deles agora. Solicitaram e lutaram pela reabertura e agora a responsabilidade é compartilhada por todos os seguimentos envolvidos.

Quem não trabalha fique em casa, e quem for trabalhar se previna corretamente, para não pegar e nem passar o Covid para os seus familiares e amigos.

Fé, coragem, foco, desafio, vitória.
Boa sorte a todos!

RIDALVO

O amigo de todos!


Tweet



Comentários

Venha para o UNI-RN e seja a diferença no mercado de trabalho!


unirn
Facilitamos as coisas para você. Nosso vestibular agora é on-line para maior comodidade e praticidade. Escolha uma das nossas formas de ingresso e inscreva-se: ENEM, Agendado, Transferência, Portador de diploma, Reopção e Reingresso. Temos descontos e condições especiais nas mensalidades. Venha para o UNI-RN e seja a diferença no mercado de trabalho! Inscrições abertas no site http://unirn.edu.br/vestibular/. #unirn #sejaunirn


Tweet



Comentários

UNI-RN Prepare-se para vencer na Nutrição.


unirn
Prepare-se para vencer na Nutrição. Seja UNI-RN e faça um curso que dispõe de laboratórios modernos e equipados para aulas práticas que proporcionam seu destaque profissional no mercado de trabalho. Venha logo, ainda dá tempo! #unirn #sejaunirn


Tweet



Comentários

Senado aprova adiamento das eleições municipais


O Senado aprovou, nesta terça-feira, 23, a Proposta de Emenda à Constituição Nº 18/2020 , que adia as eleições municipais para novembro de 2020. A proposta foi aprovada por 68 votos, em primeiro turno, e 64 votos, em segundo turno. O texto segue, agora, para análise da Câmara dos Deputados.

De acordo com a proposta aprovada, as eleições serão realizadas em 15 de novembro (primeiro turno) e 29 de novembro (segundo turno). "A razão do adiamento das eleições, não é política. É uma questão sanitária em virtude da pandemia do coronavírus no Brasil", afirma o senador Jean Paul Prates (PT-RN).

No caso de acontecer que algum Município não possua condições sanitárias (pandemia do coronavírus), que permitam a realização das eleições em novembro, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral fica autorizado a editar decreto legislativo designando novas datas para a realização do pleito, tendo como data limite o dia 27 de dezembro de 2020.

Outras datas
Entre 31 de agosto e 16 de setembro, serão realizadas as convenções para escolha dos candidatos pelos partidos e deliberações sobre as coligações. Também ficou autorizado a realização de convenções em plataformas digitais.

No dia 27 de setembro, terá início a propaganda eleitoral. Também ficou acertado que os candidatos e os partidos deverão apresentar, até 15 de dezembro, as prestações de contas da campanha. A diplomação dos candidatos eleitos ocorrerá, até o dia 18 de dezembro, em todo país.

Foto: Elza Fiúza/ABr


Tweet



Comentários

Prefeitura paga salários de junho a servidores e adianta 30% do 13º a professores da ativa



A Prefeitura de Natal paga nesta quinta-feira (25), antecipadamente, o salário referente ao mês de junho para todas as categorias do funcionalismo público municipal, entre ativos, inativos e pensionistas. A Secretaria Municipal de Administração (Semad) está enviando ao longo do dia as informações com os créditos bancários à instituição financeira responsável pelo repasse aos servidores e o dinheiro poderá ser movimentado nesta sexta-feira (26). Além dos salários, a Prefeitura também fará o pagamento antecipado de 30% do décimo-terceiro salário para o magistério municipal que está na ativa.

O repasse dos valores para os 21.567 servidores públicos municipais vai colocar R$ 69,4 milhões em circulação na economia da capital potiguar. Junho é mais um mês em que a Prefeitura quita a folha do funcionalismo ainda dentro do mês trabalhado e desta vez de forma antecipada para todas as categorias. Para o prefeito Álvaro Dias, são demonstrações de compromisso, reconhecimento e valorização da gestão com o servidor, até para enaltecer o trabalho de todos os colaboradores da administração municipal neste momento difícil de pandemia.

"Estamos em um momento de forte crise sanitária, aliada a uma situação financeira ainda difícil no Município e em outras esferas governamentais. Mesmo com a acentuada queda de receitas, o nosso completo esforço é para não penalizarmos os homens e mulheres que diariamente estão se empenhando para que Natal debele os efeitos da pandemia da Covid-19", destaca o prefeito, que aponta o caráter de "justiça" ao pagamento antecipado do salário de junho e também de 30% do décimo terceiro aos professores ativos da rede municipal de ensino. "A nossa gestão tem o funcionalismo como prioridade e vai perseguir o objetivo de manter em dia a folha do governo municipal".

 

 


Tweet



Comentários

Prefeito e ministro do Desenvolvimento Regional visitam obras e reforçam parcerias para Natal



Nesta quinta-feira (25), o prefeito Álvaro Dias visitou ao lado do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o canteiro de obras do saneamento integrado de bairros da Zona Norte, a Praia de Ponta Negra, onde estão sendo executados serviços de enrocamento na orla, e o complexo de túneis de drenagem entre as zonas Sul e Oeste. Todas são obras promovidas em parceria entre Governo Federal e Prefeitura do Natal. O secretário municipal de Obras, Carlson Gomes, e técnicos da Semov também acompanharam a agenda.

 

A visita começou por Ponta Negra, praia que vai receber próximos meses serviços de enrocamento por mais dois quilômetros (que se somarão aos dois que já estão prontos), com um investimento de R$ 14 milhões. Depois dessa etapa, será realizada a chamada engorda da praia, no valor de R$ 39 milhões. A obra vai ampliar a faixa de areia da praia para banhistas e garantir mais proteção à orla contra o avanço da maré.

 

"Nosso maior cartão-postal ganhará uma nova vida útil com as obras estruturantes que faremos em parceria com a Prefeitura. Ao final dos serviços, uma nova orla será observada e desfrutada pelos natalenses e os inúmeros turistas que recebemos. Ponta Negra terá, mais uma vez, o brilho que sempre mereceu. E, agora, com uma infraestrutura mais segura e atrativa", ressaltou o ministro.

 

Saneamento Integrado

Depois de Ponta Negra, a comitiva liderada pelo titular do MDR e pelo prefeito Álvaro Dias se encaminhou para os bairros da Zona Norte, que recebem, desde 2018, as obras do saneamento integrado, compostas de serviços de pavimentação e drenagem de mais de 300 ruas. O projeto já está bem avançado, com 85% de seu cronograma cumprido.

 

Trata-se de uma das obras mais importantes para a cidade de Natal. O saneamento integrado dos bairros da Zona Norte prossegue neste segundo semestre e, até dezembro, a Prefeitura vai entregar mais de 300 ruas drenadas e pavimentadas. A obra vai acabar, de vez, com os problemas de alagamentos no inverno e poeira na temporada de verão.

Orçado em mais de R$ 130 milhões, o projeto foi divido em dois lotes. "No primeiro, foram drenadas e pavimentadas 22 ruas no Parque dos Coqueiros, 36 na Vila Paraíso e 27 no Loteamento José Sarney, bem como a lagoa de captação do Parque dos Coqueiros, que teve a sua capacidade ampliada. Nesta etapa, foram investidos R$ 27 milhões", informou o prefeito Álvaro Dias.

 

O ministro do Desenvolvimento Regional definiu o saneamento integrado como "uma revolução na vida desses loteamentos". "Uma ação da Prefeitura e Governo Federal que mudará para sempre a realidade dos moradores contemplados. Um projeto ousado, moderno e que está deixando a Zona Norte com vigor novo", explicou Rogério Marinho.

 

Outras comunidades beneficiadas pela parceria entre o Governo Federal e a gestão municipal com os serviços de saneamento integrado na Zona Norte foram os conjuntos Brasil Novo e Novo Horizonte. "Nesta etapa, a Prefeitura investiu R$ 44 milhões em drenagem e pavimentação de 80 ruas", afirmou o secretário de Obras de Natal, Carlson Gomes.

 

Os serviços na segunda etapa de obras, que engloba os loteamentos Nordelândia, Boa Esperança, Cidade Praia, Câmara Cascudo, Parque Industrial e Bom Jesus, tiveram início na metade do ano de 2019 e continuam em ritmo acelerado de trabalho. "Até o final do ano, entregaremos mais uma grande quantidade de ruas drenadas e pavimentadas, e duas praças, uma quadra e uma escola no bairro de Lagoa Azul", enfatizou o secretário de Obras de Natal.

 

Fim de alagamentos

A visita da comitiva do prefeito e do ministro foi encerrada com uma caminhada no canteiro de obras do túnel de macrodrenagem da Zona Oeste, no KM 06. "A obra terá, ao seu final, 4,7 quilômetros de túneis, ao custo de R$ 163 milhões (R$ 143 milhões do Governo Federal e R$ 20 milhões da gestão municipal), e acabará com mais de 30 pontos de alagamento nas regiões Sul e Oeste da cidade", informou o prefeito Álvaro Dias.

 

O complexo de serviços consiste na construção do túnel com 4,7 km de extensão e a sua interligação do sistema com as lagoas de captação do Centro Administrativo, de São Conrado e do KM-06, que será o destino final das águas escoadas pelo equipamento.

 

"É uma obra gigantesca, das maiores da infraestrutura regional dos últimos anos e que, muito felizmente, está ocorrendo aqui em Natal. Com isso, daremos maior qualidade de vida para inúmeros moradores contemplados das regiões Sul e Oeste da cidade. Fico muito feliz em poder contemplar essa magnitude e eficiência da engenharia civil. E reafirmo aqui o compromisso do Governo Federal com todas essas obras, ajudando financeiramente o bom andamento desses projetos que mudarão a face de nossa cidade", finalizou o ministro Rogério Marinho.



FOTOS: ALEX RÉGIS


Tweet



Comentários

UNI-RN apoia seminário on-line com participação de Miguel Reale Júnior



O UNI-RN apoia o I Seminário on-line, promovido pelo Instituto dos Advogados Potiguares. O evento ocorre nesta quinta-feira (25/06), pelo YouTube, a partir das 17h, e terá a participação do jurista Miguel Reale Júnior, como palestrante, abordando o tema "A atuação do Supremo Tribunal Federal: do ativismo à defesa da democracia".

A professora Úrsula Bezerra, coordenadora do curso de Direito do UNI-RN, participa do seminário como debatedora.

A transmissão será realizada no canal do Instituto dos Advogados Potiguares. Acesse o canal para participar: Canal Instituto dos Advogados Potiguares

Sobre o palestrante

Miguel Reale Júnior é jurista, político, professor e advogado brasileiro. Foi professor titular de Direito Penal da Universidade de São Paulo (USP) e ministro da Justiça no governo Fernando Henrique Cardoso.

 


Tweet



Comentários