NOTÍCIAS




 

Um dos principais símbolos da conexão histórica entre o Rio Grande do Norte e os Estados Unidos, o Complexo Cultural da Rampa terá as obras concluídas ao fim de 2020. Visando uma parceria para implantação das exposições culturais no local, a governadora Fátima Bezerra recebeu no fim da tarde desta sexta-feira (25) o embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman, no prédio às margens do Rio Potengi.

Acompanhada da equipe de secretários de Estado e auxiliares, a chefe do Executivo estadual apresentou o prédio histórico, que está com 80% das obras executadas, e discutiu um trabalho conjunto com os estadunidenses. "Esta visita é um passo concreto que está sendo dado para o avanço dessa parceria muito bem-vinda. Tudo que a Rampa expressa, de um momento importante da nossa história, do Brasil e dos EUA, mostra que vamos ter uma saudável e exitosa parceria nesse resgate histórico", afirmou Fátima Bezerra.

Junto com a cônsul geral dos EUA no Recife-PE, Jessica Simon, o embaixador conheceu todas as instalações onde ocorreu a Conferência do Potengi, encontro em 1943 entre os presidentes Getúlio Vargas e Franklin D. Roosevelt para selar a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

Graduado em história, Chapman se disse encantado com o local e em conhecer esse pedaço histórico de seu país em terras potiguares. "É uma grande honra estar aqui celebrando esse fato. Penso que é necessário que se tenha, ao menos, uma exposição da História americana aqui na Rampa. Será nossa tarefa viabilizar isso", completou o embaixador.

Este foi o segundo encontro entre a governadora Fátima Bezerra e o embaixador Todd Chapman. Na quinta-feira, a equipe do Governo do Estado e os diplomatas encaminharam acerto para protocolos de parceria. Os documentos do acordo entre o Governo dos EUA e o RN versarão sobre áreas como segurança pública, desenvolvimento econômico, educação e cultura e história.

Ainda durante a reunião da quinta-feira, o diplomata afirmou que fará um acerto com o Governo do Estado para encaminhar uma funcionária da Embaixada, especializada na curadoria de museus, que irá cooperar com a formatação do museu a ser instalado no complexo cultural.

MÚSICA


A visita ainda contou com um momento musical. O saxofonista Joedson Silva e o tecladista Luan Duarte apresentaram-se durante o pôr do Sol, com direito à execução das músicas sendo feitas em um barco de dentro do Potengi. O repertório foi desde a valsa Royal Cinema, do potiguar Tonheca Dantas, até a clássica New York, New York, imortalizada na voz de Frank Sinatra.

O encontro na Rampa ainda contou com a presença do vice-governador Antenor Roberto e dos secretários de Estado do Turismo, Ana Maria Costa; da Segurança Pública e da Defesa Social, Francisco Araújo; da Infraestrutura, Gustavo Coelho; e da Educação, Getúlio Marques. Também estiveram presentes o diretor geral da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, o comandante geral da Polícia Militar do RN, coronel Alarico Azevedo, e o representante do Instituto Histórico e Geográfico do RN, Armando Holanda.


Fotos: Robson Araújo





Comentários


Clínicas Integradas do UNI-RN e o Grupo Reviver reiniciaram os serviços de ultrassonografia. Os exames são realizados nas próprias Clínicas Integradas mediante agendamento prévio, através do telefone: (84) 3215 2960.

Serão realizadas ultrassonografias de mama, tireoide, pélvica, transvaginal e obstétrica. "A retomada desses serviços é de extrema importância para a prevenção e cuidados com a saúde da mulher, que é um dos objetivos dos atendimentos nas Clínicas Integradas", afirmou a doutora Romeica Rosado, coordenadora das Clínicas Integradas do UNI-RN.

O atendimento ao público será feito em dois dias da semana (segundas e quartas feiras), no turno da tarde e com hora marcada.





Comentários



O Altas Horas de Papos Contábeis, projeto de extensão do curso de Ciências Contábeis, chega a sua edição. Este ano, em decorrência da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, o evento, que comemora o Dia do Contador nesta terça-feira, 22 de setembro, será realizado de forma remota. A transmissão será via Google Meet, a partir das 19h.

Para debater sobre o tema "Estudantes que criam oportunidades: diferenciação em meio à crise" foram convidadas duas profissionais da área contábil: Sabrina Viana, MBA em logística e professora universitária, e Priscila Dayane dos Santos, especialista em auditoria e perícia contábil.

O debate será mediado pela professora Fabiana Lucena.





Comentários

UNI-RN recolheu quase meia tonelada de resíduos eletroeletrônicos e papéis



O Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) recolheu e destinou 442,6 KG de resíduos para reciclagem durante ação promovida pelo Núcleo UNI-RN Sustentável na sexta-feira, 18.

A reciclagem aconteceu em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza, comemorado em 19 de setembro. Do total recolhido, foram 56 KG de papel e 386,6 KG de eletroeletrônicos.

A ação foi articulada institucionalmente pelo Núcleo UNI-RN Sustentável em parceria com a empresa Natal Reciclagem.


Tweet



Comentários

UNI-RN realiza plantio de espécies nativas no Dia da Árvore no campus



Referência como quarto lugar no ranking internacional de sustentabilidade, GreenMetric, o UNI-RN desenvolveu no mês de setembro mais uma ação ambiental para promover o dia da Árvore.

Nesta segunda-feira, 21, O Centro Universitário realizou um plantio de árvores pelo campus. Entre as espécies plantadas, estão as nativas da mata atlântica: pau-brasil, pau ferro e paineira.

O intuito da ação é ressaltar a importância da prática da sustentabilidade, bem como contribuir para uma maior qualidade de vida por meio do cuidado do meio ambiente.

O plantio foi coordenado pelo Núcleo de Educação e Gestão Ambiental UNI-RN Sustentável com orientações de Mariana Nunes, coordenadora e gestora ambiental do Núcleo.

"Temos o privilégio de sermos abraçados pela Mata atlântica com o Parque das Dunas arrodeando o UNI-RN e com isso temos a missão de preservá-la para essas e futuras gerações. Esse ano reafirmamos esse compromisso com a ação de hoje, plantando cinco mudas de árvores de espécies nativas da mata atlântica", pontua Mariana Nunes.

Dia da Árvore

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil todos os anos em 21 de setembro no objetivo de conscientizar a população da importância das árvores para o meio ambiente.

O Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) durante o ano de 2019 foi classificado no ranking internacional de sustentabilidade, GreenMetric, na posição 153° no ranking mundial. A nível nacional o UNI-RN alcançou o 4° lugar. Além disso, ficou em 1° lugar em Centro Universitário do país e 1° na região Nordeste.

O ranking foi elaborado e divulgado pela Universidade da Indonésia.

"Hoje celebramos o dia da árvore e o início da estação da primavera. O UNI-RN por meio do Núcleo UNI-RN Sustentável continua sua missão para a preservação e ampliação das áreas verdes no nosso campus", afirma Mariana Nunes.

 


Tweet



Comentários

CONVENÇÃO HOMOLOGA CANDIDATURA DE ROBEANO CARNEIRO À VEREADOR DE EXTREMOZ



Deputado Federal Beto Rosado, prefeito e candidato à releição Joaz Oliveira e a "guerreira" Lúcia Ramalho, candidata à vice-prefeita


O candidato a vereador de Extremoz, Robeano Carneiro (PATRIOTA) oficializou sua candidatura na noite desta terça-feira (15), na convenção municipal do Partido que aconteceu no Ginásio de Esportes do Conjunto Estrela do Mar.

Robeano Carneiro é comerciante autônomo, membro das famílias Caridade e Carneiro de Vila de Fátima e Estivas, zona rural de Extremoz e vai participar pela primeira vez de uma eleição proporcional. Em 2016, Robeano foi o Presidente Municipal do PRP em Extremoz e apoiou a eleição vitoriosa de Joaz Oliveira na coligação "Extremoz da Gente" com mais oito partidos.

Em 2012 e em 2016 Robeano votou para vereador em Extremoz no seu irmão Robinho que disputou as eleições e após a desistência do irmão, Robeano demonstrou intenção de se candidatar a vereador, desejo que se confirmou com a aprovação do seu nome na convenção partidária.

Em entrevista ao Portal Tribuna de Notícias, Robeano destacou: ""Que se ganhar as eleições irá ter um mandato participativo e integrado, onde defenderá políticas públicas voltadas para a terceira idade, os animais domésticos de rua, para os dependentes químicos e principalmente para a incrementação do turismo no município como fonte de renda e geração de emprego, além de ser um agente público em defesa dos interesses do povo elaborando e votando em leis". E finalizou " A esperança é poder contribuir com a nossa cidade e com nosso povo. Este é o objetivo nosso que sonha em chegar a Câmara e ajudar o prefeito Joaz Oliveira, reeleito se Deus quiser, e a sua vice-prefeita Lúcia Ramalho a avançar cada vez mais no projeto de uma Extremoz melhor para se viver".

A convecção seguiu o protocolo exigido em virtude da pandemia da Covid-19, o horário da convenção foi das 18h às 21h. Os participantes tiveram a temperatura verificadas e só entravam quem estive dentro das normas sanitárias, foi colocado álcool gel 70 à disposição dos presentes e o distanciamento social. Desta forma, todos puderam participar com segurança.

Fonte: Tribuna de Noticias


Tweet



Comentários

Prefeitura autoriza retorno das aulas presenciais nas escolas particulares de Natal


A Prefeitura do Natal publica nesta quinta-feira (10) o decreto municipal que estabelece o retorno das aulas nas escolas privadas da cidade. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (09) pelo prefeito Álvaro Dias que levou em consideração o parecer favorável do Comitê Científico do Município e a queda dos índices de transmissibilidade da doença. O gestor também considerou o protocolo criado pelas escolas particulares que propõem um ensino híbrido, com aulas presenciais e à distância, possibilidade de escolha dos pais de enviarem ou não seus filhos, medidas de higiene e distanciamento social.

"O Comitê Científico Municipal aprovou por unanimidade a proposta do retorno às aulas nas instituições privadas, que já estavam se preparando para este momento. Vamos liberar a retomada das aulas mediante uma série de condicionantes que devem ser rigorosamente cumpridas pelas escolas. Vamos colocar equipes para fiscalizar e, caso seja observado o descumprimento de alguma das medidas, não hesitaremos em suspender novamente as aulas. Também levaremos em consideração o número de casos e o índice de transmissibilidade da doença", disse Álvaro Dias, durante reunião com representantes de escolas, de professores e pais de alunos.

O prefeito destacou ainda que as escolas devem oferecer aos pais a possibilidade de escolha do retorno dos filhos e aulas virtuais para aqueles que não optarem pelas aulas presenciais. A fiscalização caberá à Secretaria de Educação, Semdes, Procon, Semurb e Semsur, que poderão inclusive interditar a escola que descumprir as regras estabelecidas.

Entre as medidas que fazem parte do protocolo das escolas para o retorno às aulas presenciais estão: medição de temperatura dos alunos na entrada da escola, disponibilização de tapetes sanitizantes, sinalização de corredores, distanciamento de 1,5m das carteiras em sala de aula, divisão da turma em dois ou mais grupos e termo de responsabilidade dos pais. O protocolo completo também será publicado na edição de amanhã do Diário Oficial do Município.

"As escolas adotaram protocolos rígidos e estão empenhadas em cumprir e manter a segurança de nosso alunos, professores e demais funcionários. Defendemos uma volta gradual, com um ensino híbrido, aulas presenciais e à distância. Cada família escolhe se manda seu filho ou não para a sala de aula. E aquelas que optarem por não mandar, terão à disposição as aulas virtuais", disse Ana Flávia Azevedo, uma das representantes das escolas.

Também participaram da reunião o secretário de Governo, Fernando Fernandes, o procurador geral do Município, Fernando Benevides, e os vereadores Kleber Fernandes e Nina Souza.

FOTOS: JOANA LIMA / PREFEITURA DO NATAL


Tweet



Comentários

Com mais de R$ 43 milhões em propostas, Sicoob comemora sucesso do primeiro Feirão de Agronegócios virtual


Sistema organizou um evento totalmente on-line para unir cooperados produtores rurais e fornecedores, visando fortalecer o agronegócio brasileiro

O Sicoob - Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil - realizou, de 31 de julho a 7 de agosto, seu primeiro Feirão de Agronegócios totalmente virtual. De acordo com a instituição, foram originadas mais de R$ 43 milhões em propostas durante os dias do evento, que surgiu para preencher um espaço deixado pelas feiras presenciais, suspensas ou canceladas em todo o País por conta do coronavírus.

De acordo com Raphael Silva Santana, gerente de Agronegócios do Sicoob, apesar do período instável da economia brasileira e das incertezas que surgiram por conta da pandemia, o agronegócio brasileiro seguiu muito forte. "Notamos que o gargalo foi em relação aos negócios que seriam realizados em feiras e acabaram não acontecendo, impactando um nicho grande do agronegócio", afirma.

O sistema registrou mais de 31 mil acessos na página do Feirão, organizado dentro do App Sicoob Moob. Antes do evento, o aplicativo contava com 8 mil produtores rurais cadastrados e, após o fim do Feirão, o Sicoob Moob conta com 16 mil cooperados produtores registrados.

De acordo com Raphael, o valor prospectado em propostas chegou a R$ 43,9 milhões, em cerca de 1,5 mil anúncios, com 175 fornecedores regionais e nacionais. As ofertas eram válidas para maquinário, equipamentos, insumos, gado de corte, sêmen, entre outros, e a prospecção de negócios entre cooperados, fornecedores e cooperativas de crédito ocorreu diretamente via App Sicoob Moob.

"Foi uma ótima oportunidade para que os cooperados realizassem negócios de forma prática e segura, em um ambiente virtual, contando com ótimas condições para seu desenvolvimento", diz Raphael.

Além do Feirão, o Sicoob tem se mostrado um grande apoiador do agronegócio brasileiro. Em agosto, anunciou a liberação de até R$ 16 bilhões no Plano Safra 2020/2021, alocando os recursos em diferentes linhas e conferindo alta competitividade para o Sistema no mercado. O valor é 33% maior do que os recursos cedidos no ano-safra anterior.

Segundo o executivo, quando um cooperado busca a cooperativa para acessar crédito, além de encontrar taxas mais justas do que as praticadas em outras instituições financeiras, ajuda no resultado financeiro do sistema. "Isso contribui para o crescimento do cooperativismo e, também, das comunidades em que as cooperativas estão inseridas", finaliza o executivo.

Sobre o Sicoob - O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Sicoob, possui 4,7 milhões de cooperados em todo o país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por mais de 390 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas/entidades de: meios eletrônicos de pagamento, consórcios, DTVM, seguradora e previdência) provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras. A rede Sicoob é a quarta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 3 mil pontos de atendimento. As cooperativas integrantes do Sistema oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. Mais informações acesse: www.sicoob.com.br.


Tweet



Comentários

Ser voluntário é muito mais que “dar uma ajudazinha” ou colaborar.


Ser voluntário é muito mais que "dar uma ajudazinha" ou colaborar. É ser protagonista num processo coletivo de mudanças sociais e na busca por solução para os diversos problemas pelos quais passa o meio em que você vive. Dê o primeiro passo! Busque um trabalho voluntário na sua comunidade! Parabéns, voluntários! #unirn


Tweet



Comentários

Bloqueio por segurança do seu cartão NatalCard em caso de perda ou roubo? Temos!



Usando o App Meu NatalCard, é possível bloquear os cartões: Passe Fácil, Profissional e a Carteira de Identificação Estudantil - CIE (UNE, Ubes e ANPG)
É só abrir o aplicativo e acessar a opção "Bloquear cartão". Assim, você evita que o seu saldo seja utilizado por outra pessoa. Tudo com um clique, super prático.
Compartilhe nos stories, marque os amigos!
#DicaNatalCard #NatalCard #Segurança #NatalRN


Tweet



Comentários