NOTÍCIAS




A cidade de Natal vai sediar entre os dias 10 e 12 de abril, o VIII Encontro de Anatomia e I Fórum de Ciências Morfofuncionais, promovidos pelo Centro Universitário do RN (UNI-RN). O evento tem apoio da Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA) e será realizado no Praiamar Hotel (nos dias 10 e 11) e no UNI-RN (no dia 12). O evento deste ano dá enfoque ao tema "Anatomia: educação e ciência a serviço da saúde". A solenidade de abertura ocorre às 19h da quinta-feira, dia 10, com a presença do reitor do UNI-RN, Daladier Cunha Lima.

O encontro científico trará a Natal, especialistas das diversas áreas das ciências morfológicas, tanto do Brasil como do mundo. Entres esses profissionais estão: a professora Maria Cristina Marquez Orozco, da Universidad Nacional Autonoma del Mexico (UNAM), que é a conferencista de abertura; o professor Richard Halti Cabral, docente de Anatomia da USP e atual vice-presidente da Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA); André Davim, professor de Anatomia do UNI-RN e do Mt. San Antonio College (EUA) e autor do Atlas de Anatomia Artística; a professora Raquel Martinez, bióloga pesquisadora do Hospital Sírio Libanês de São Paulo, e o professor Arnóbio Júnior, pesquisador e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

"Destinado a profissionais e alunos, o Encontro de Anatomia chega a sua oitava edição consolidado como um importante evento científico de debate e ampliação de conhecimentos", destaca o professor e coordenador de Anatomia da referida instituição, André Davim.

A Anatomia é uma ciência milenar. Desde os tempos remotos observa-se a tentativa do homem de compreender o corpo humano ao ilustrar imagens de formas humanas nas paredes das cavernas. Atualmente, a Anatomia Humana se destaca por ser uma ciência básica para qualquer curso da área da saúde e biomédica, pois é nela que se pode desvendar a estrutura que compõe a máquina fantástica chamada corpo humano.

Já as chamadas ciências morfofuncionais são aquelas que englobam as áreas do conhecimento de Anatomia macroscópica e microscópica (ciência que estuda a estrutura e a forma dos corpos ou seres organizados com e sem o auxílio de microscópio, respectivamente), Fisiologia (ciência que estuda os processos e funções do organismo), Embriologia (ciência que estuda a formação dos órgãos e sistemas de um animal, a partir de uma célula, durante a fase embrionária), além das Anatomias comparativa e evolução.





Comentários