NOTÍCIAS




Com um formato diferente, a Prefeitura do Natal abre, na próxima segunda-feira (1), a Semana de Meio Ambiente 2020, que seguirá até o sábado (6). Devido à pandemia causada pelo novo Coronavírus, o evento coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), será realizado de forma exclusivamente virtual, para evitar aglomerações e traz como tema: "Biodiversidade Urbana: Natal Preservando seus espaços". Para isso, vai promover ações educativas e de sustentabilidade pelas redes sociais da Prefeitura do Natal.

 

As atividades serão por meio de vídeos, podcasts, lives, posts no feed, stories e pelo IGTV. E terão como objetivo despertar a população para uma maior consciência ambiental, contribuir para a manutenção dos recursos naturais, como também discutir sobre os desafios que teremos pela frente pós-pandemia.

 

O secretário da Semurb, Thiago Mesquita, enfatiza a importância do cidadão participar da Semana do Meio Ambiente para se atualizar e aprender sobre as questões ambientais, principalmente no momento em que vivemos, da pandemia da Covid-19. "A questão ambiental impacta não somente na qualidade de vida, bem-estar e saúde quando ela não é olhada de forma adequada. Mas estamos vendo também, nesse contexto o impacto social e econômico que ela tem", diz.

 

A programação está diversificada e irá abordar ao longo da semana vários assuntos, entre eles as BioDicas, com orientações sobre aplicativos, livros e documentários com temática ambiental, para quem deseja assistir em casa neste período de isolamento social. Outra novidade é o Quiz Ambiental para os usuários interagirem e testarem seus conhecimentos sobre Meio Ambiente. E ainda um momento de relaxamento com uma live "Yoga do Pôr do Sol, no Parque da Cidade, às 17h, no dia 5.

 

Além disso, várias oficinas irão compor a programação da Semana, como a de Bonsai, de Brinquedos com material reciclável, como fazer uma horta orgânica para cultivo do tomate e apresentação de mamulengos. Também haverá exposição virtual "Passarinhada do Parque da Cidade", que vai possibilitar a visualização de fotos e sons das aves que compõem a avifauna do parque.

 

Para discutir temas da atualidade, terá um Webinar para debater sobre "A importância dos parques urbanos na retomada do turismo". A live que será transmitida pelo canal do Youtube da Prefeitura, na sexta-feira (05), às 9h, e contará com a participação do secretário da Semurb, Thiago Mesquita, do secretário de Turismo (Setur), Joham Xavier, e do diretor da Luck Receptivos, George Costa.

 

Para participar da SEMA Natal 2020 basta acessar os canais oficiais da Prefeitura pelo Youtube (https://www.youtube.com/user/natalprefeitura), Instagram (https://www.instagram.com/natalprefeitura), Facebook (https://facebook.com/prefeituradonatal) e Twitter (https://twitter.com/NatalPrefeitura). Além disso, você pode receber os boletins diários via WhatsApp. Basta adicionar o número do WhatsNatal (84) 98831-7611 à sua lista de contatos.

 

 

Confira a programação completa aqui (https://bit.ly/SemaNatal2020)

 

ECO-ZAP E DRIVE-THRU LIXO ELETRÔNICO

Ao longo da semana, será incentivado o uso da ferramenta Ecozap Lixo Eletrônico, em parceria com a Urbana e a Natal Reciclagem, para que a população realize o descarte de resíduos eletrônicos e funcionará de duas maneiras.

 

A primeira modalidade acontece de segunda a sexta-feira. O interessado que tiver algum lixo eletrônico e queira realizar o descarte sem sair de casa, pode enviar uma mensagem para o WhatsApp (84) 9 9966-4010, com fotos dos resíduos, com nome e o endereço de quem solicita e em até 24h uma equipe irá recolher o material em sua casa.

 

Já a segunda modalidade, em formato Drive-thru, funcionará somente na quinta (4) e sexta-feira (5), de 8h às 12h, com dois pontos de coleta: Palácio dos Esportes, na zona Leste e Ginásio Nélio Dias, na zona Norte de Natal.





Comentários