NOTÍCIAS





Na próxima quinta-feira (28), às 14h, o Conselho Regional de Enfermagem irá apresentar às instituições de saúde do Rio Grande do Norte o Selo de Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem. A certificação faz parte do Programa Nacional de Qualidade (PNQ) que contempla instituições de saúde e de ensino, certificando a excelência da Enfermagem. O Selo visa garantir nos serviços de saúde uma assistência de enfermagem segura e livre de riscos, sendo a sociedade como um todo a maior beneficiada com a sua implementação.

Para apresentação do Selo estarão presentes em Natal, o presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Néri, e o coordenador da Comissão Nacional de Qualidade, Cláudio Porto. O evento será realizado no auditório da empresa GTrigueiro, na Av. Prudente de morais, 2293, em Lagoa Seca, Natal-RN.

Selo da Qualidade - O selo de qualidade do sistema Cofen/Corens contemplará as instituições de saúde e de ensino. "Entendemos que a formação profissional é o berço de todo o processo de exercício profissional e, por isto, também poderá passar pelo processo de certificação da qualidade", informou Cláudio Porto.

É a primeira vez que enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem serão contemplados por uma certificação, que é uma forma de reconhecimento a valorização do trabalho da enfermagem. "No exercício profissional, a certificação estará voltada para duas áreas prioritárias, que são a segurança do paciente e a gestão de risco. Vamos promover, simultaneamente, a certificação da instituição e do profissional", explica Claudio Porto.

Para conseguir a certificação, as instituições serão avaliadas em seis dimensões: "Ações gerenciais sistêmicas", "Estrutura organizacional", "Aspectos operacionais", "Infraestrutura", "Gestão de pessoas" e "Responsabilidade social".

O programa de qualidade traz a possibilidade de certificar unidades institucionais, reconhecendo o esforço e a excelência daquele serviço, ainda que a instituição como um todo ainda não esteja apta à certificação.

O selo de qualidade é uma certificação dos profissionais de Enfermagem e não apenas das instituições.

 

Mais informações e contato para entrevista:


(84) 9. 9898- 5572 Silvia Helena Gomes - Presidente do Coren-RN





Comentários