NOTÍCIAS




 

Apoema é uma palavra tupi que significa "aquele que enxerga longe". É com este objetivo que educadores fundaram em Natal uma escola exatamente com o mesmo nome. Mas, com um sistema de ensino diferente do que existe na capital potiguar e com foco voltado para o desenvolvimento do aluno.

 

Na escola Apoema as crianças aprenderão de forma conjunta, mesmo que tenham idades diferentes. Além disso, terão experiências diferentes das escolas tradicionais, como aulas de yoga, capoeira e educação ambiental. Isso sem falar na oportunidade de criar seu próprio passatempo na Oficina do de Brinquedos e Engenhocas ou no Ateliê de Artes e Atividades Plásticas. Há ainda Jardim de Descobertas, Cozinha Experimental, horta, vivência com animais, oficina de circo e de teatro.

 

"Entendemos nossa construção pedagógica como uma metodologia que não limita o aluno. Pautada em uma pedagogia por projetos, a Apoema traz para si a concepção de Educação Freiriana, que estimula a valorização do saber do aluno e o diálogo", explica a diretoria pedagógica da escola, Cel Dantas, em referência ao sistema educacional baseado nos ensinamentos de Paulo Freire, educador brasileiro reconhecido mundialmente.

 

A Apoema é dedicada a crianças de 2 a 6 anos e a aprendizagem é coletiva. Através do diálogo e respeito ao próximo, reflexões serão geradas com o objetivo de ampliar a presença do aluno em diversas esferas da vida em sociedade. Com isso, o aluno tem participação ativa no processo educativo, melhorando progressivamente a autoconfiança e autonomia de participação na sociedade.

 

São mais de 2 mil metros quadrados de uma área bastante colorida, cheia de descobertas e experiências para quem está começando a vida. A formação é mútua, entre educador e educando, sempre voltada para o exercício da cidadania, potencializando a capacidade ética, estética, linguística, lógico-matemáticas, motoras e principalmente a consciência crítica e autonomia para agir e enxergar muito além.

 

"Nessa escola, antes de tudo, tem muito amor envolvido! Não estamos falando de um projeto comum. Este é um projeto de vida. Para transformar vidas. A escola possui uma personalidade única, que é percebida desde a chegada até a despedida saudosa de todos que a visitam. Nosso ambiente foi pensado em um lugar para acima de tudo ser feliz. Aqui se propõe uma educação que desperte as crianças para a realidade do mundo, sem perder a ludicidade e o tempo da infância. É a escola que não tem cara de escola. É a escola dos sonhos", diz Cel Dantas.

 

A Apoema fica localizada na Rua Presbítero Porfírio Gomes da Silva, 1602, no bairro de Capim Macio. O telefone para contato é o (84) 3345-3398 ou (84) 99635-2833.

 





Comentários