NOTÍCIAS




 

Com o tema "Mulheres", o Festival buscar valorizar a produção audiovisual no Rio Grande do Norte. Os interessados podem participar em 3 categorias. Um dos prêmios é uma viagem com tudo pago para a Cracóvia, na Polônia.

 

Estão abertas as inscrições para a 9ª edição do FINC - Festival Internacional de Cinema de Baia Formosa, no litoral sul do Rio Grande do Norte. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 10 de novembro, através do site do festival (www.fincbf.com). Com o tema "MULHERES", o FINC 2018 pretende destacar a mulher nas suas mais variadas formas. Em 2017, foram 79 curtas inscritos no Festival e a expectativa é que esse número seja ampliado. Esse ano, o festival acontece nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, com muitas novidades.

 

Os interessados podem participar do festival em três categorias: Festival de Curtas de 1 minuto, Mostra Potiguar e Pérolas do RN. No Festival de Curtas de 1 minuto, a principal categoria do FINC, o candidato vai poder inscrever vídeos produzidos com qualquer equipamento digital, como câmera de vídeo, câmera fotográfica ou celular, obedecendo o tema do festival "MULHERES". O material editado deve ter duração de 60 segundos, incluindo os créditos, podendo o candidato inscrever com quantos vídeos quiser, obedecendo o regulamento. O vencedor do Festival de Curtas de 1 minuto vai ganhar uma viagem para a cidade da Cracóvia, na Polônia, com todas as despesas pagas e ainda vai poder participar do Festival NETIA OFF CAMERA 2019 (http://www.offcamera.pl/en/), o maior festival de cinema independente da Europa. Os 10 primeiros colocados serão contemplados com a exibição dos seus filmes na Polônia.

 

Para Piotr Maj, diretor executivo do Festival, o tema "Mulheres" é pertinente e deve ser cada vez mais discutido na sociedade. "As mulheres são maioria, podem e devem fazer o que quiserem, sem discriminação. Mesmo assim ainda há muitas desigualdades de gênero, seja na família, no trabalho e até mesmo nos espaços de produção cultural. Queremos que os curtas mostrem a força e as histórias dessas mulheres", destacou.

 

Na Mostra Potiguar, o tema é livre e os participantes podem inscrever curtas metragens de até 15 minutos de duração. As produções devem ter sido produzidas no Rio Grande do Norte, com objetivo de valorizar o audiovisual desenvolvido no estado. Entre as novidades deste ano está a categoria "Pérolas do RN", onde podem ser inscritos vídeos de 1 minuto, que mostrem as belezas naturais e potencialidades das cidades potiguares. Cada participante pode inscrever quantos vídeos quiser, até o dia 10 de novembro de 2018, no site oficial do festival (www.fincbf.com).

 

SOBRE O FINC

 

O FINC - Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa é uma realização da GREMI Film e The Sckaff Movie and Pictures, com patrocínio da Lei Câmara Cascudo por meio da Cosern, Governo do Estado, Fundação José Augusto e Projeto Eco Estrela.

 

Serviço

9º FINC- Festival Internacional de Cinema de Baia Formosa

Inscrições gratuitas: 8 de outubro até 10 de novembro de 2018

Site: www.fincbf.com

 

Contato com a Imprensa:

Lamonier Araújo, jornalista (84 98843.6330)

 





Comentários