NOTÍCIAS




A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai firmar um convênio com a Universidade Potiguar (UnP) para a realização do serviço de castração e ovariosalpingohisterectomia (OSH) de cães e gatos domiciliados incluídos no esquema vacinal. O serviço de castração será realizado pelo Centro de Saúde Veterinária da UnP. A decisão foi tomada em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (1), para tratar do assunto.

A reunião contou com a presença de representantes do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), além de docentes do curso do Medicina Veterinária e representantes da Escola de Saúde da Universidade Potiguar (UnP), que discutiram novas estratégias visando o fluxo adequado e contínuo de controle populacional de animais, que antes era realizado, sazonalmente, pelo serviço de Castramóvel.

No tocante ao serviço de Castramóveis, houve a proposição de continuar o serviço de forma complementar, levando-o de forma itinerante à diferentes comunidades desassistidas com o intuito de realizar serviços clínicos e ambulatoriais nas localidades.

 

Segundo Alessandre Medeiros, chefe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a nova proposta do serviço de base itinerante tem o intuito de levar a vigilância de zoonoses para dentro das comunidades de forma articulada com os distritos sanitários, realizando o procedimento de busca ativa, acompanhando a rotina de doenças tanto em animais como em humanos.





Comentários