NOTÍCIAS




"É um passo importante para que possamos melhorar a mobilidade urbana na nossa cidade. Essa rádio vai orientar o cidadão e a cidadã a se livrar do trânsito travado e melhorar a sua qualidade de vida", assinalou o prefeito Carlos Eduardo na solenidade de lançamento da Web Rádio 156Natal na manhã desta quarta-feira (07), no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão. Ele disse ainda que sempre ouve reclamações sobre a perda de tempo de motoristas no trânsito: "As pessoas esperam soluções inovadoras na mobilidade urbana".


O prefeito destacou que à frente da prefeitura teve a condição de realizar a maior obra de mobilidade urbana de Natal desde sempre. Carlos Eduardo disse que foram eliminados sete semáforos, com a construção de seis túneis e um viaduto estaiado no Complexo Dom Eugênio de Araújo Sales. Enfatizou também a construção de seis binários em artérias importantes da cidade e a instalação de dezenas de abrigos de passageiros. "Tudo isso foi fundamental para o destravamento do trânsito e o bom fluxo da mobilidade urbana na capital", disse o gestor.

 

Para a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Elequicina dos Santos, a rádio 156Natal representa um avanço na mobilidade urbana da cidade, vez que vai orientar o motorista sobre o melhor caminho a seguir no trânsito de Natal. Ela destacou que a Web Rádio é a primeira do Brasil na mobilidade urbana. "Isso faz toda a diferença. Estamos trabalhando para cada vez mais tornar o trânsito de Natal mais ameno e menos estressante", frisou a secretária. Para ter acesso a rádio, o motorista precisa baixar o app 156Natal no Google Play e sintonizar a emissora. O estúdio da rádio fica na própria sede da STTU.


Idealizador da rádio 156Natal, o assessor de imprensa da STTU, Alan Victor, disse que a ideia surgiu de uma conversa com o secretário adjunto de Trânsito, Walter Pedro. O crescimento da frota de veículos serviu de incentivo para que o projeto fosse concretizado. Contou que a área de cobertura da rádio 156Natal vai englobar também a região metropolitana, principalmente as cidades de Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, com capacidade de atingir 50 mil ouvintes ao mesmo tempo. "O nosso público alvo são os motoristas de carros de passeio, das classes A a D. Teremos duas edições diárias ao vivo, que informarão ao motorista sobre o melhor caminho a seguir", comentou Alan Victor.

No entendimento do secretário municipal de Comunicação Social, Heverton Freitas, a rádio 156Natal vem ampliar o alcance do perfil da prefeitura nas redes sociais e que foi certificado pelo Twitter como oficial para o trânsito da cidade, inclusive com a funcionalidade ​Alerts ​,​ que permite ao cidadão que se cadastrar lá receber alertas por SMS quando há uma situação mais crítica no trânsito: "É uma aposta numa forma nova de comunicação com a sociedade e que esperamos conseguir levar para um canal aberto na FM".

São parceiras da STTU na construção da Web Rádio 156Natal, as secretarias municipais de Comunicação Social e de Planejamento, além da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Instituto de Metrópole Digital (IMD).

Fotos: Alex Régis

 





Comentários