NOTÍCIAS




A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL) iniciou esta semana a renovação e emissão da Carteira do Deficiente, que garante meia-entrada em shows, cinemas, eventos culturais e programas de lazer na cidade do Natal. O benefício também assegura entrada grátis em campeonatos esportivos do município e possui validade de 1 ano. Para ter direito ao convênio é necessário atestar deficiência via laudo médico e comparecer a sede da secretaria com documentação pessoal.

A Carteira do Deficiente é um benefício gratuito assegurado pela lei 4.840/97, instituída em 11 de julho de 1997. O decreto rege o acesso de pessoas com deficiência a eventos culturais e esportivos como forma de inclusão. "Prestamos um serviço muito nobre através das carteirinhas a essas pessoas em nossa cidade. A emissão é uma responsabilidade do setor de Paratletas da SEL, que atua diretamente com esse público e acompanha as necessidades deles de perto", indica a Secretária de Esporte e Lazer, Danielle Mafra.

Para emitir a carteirinha são necessárias cópias do RG, CPF, comprovante de residência e laudo médico que comprove a deficiência do paciente. No atestado também deve constar a informação se o usuário necessita ou não de acompanhante, pois caso essa necessidade ocorra, as vantagens são garantidas para ambos. Para renovação é necessário apenas uma cópia da antiga carteira. Também é cobrada uma taxa de R$10 para retirada do cartão na empresa responsável pela confecção do documento.

A pedagoga Ivoneide Damasceno, deficiente visual parcial, é usuária assídua da carteirinha desde 1997. "Utilizo muito para ver os clássicos do futebol desde a época do Machadão. Lá em casa vamos em família e todos temos a carteirinha", complementa afirmando que seu filho e sua nora, que são surdos, também são beneficiados com a gratuidade nos jogos.

O aposentado Luís Nonato Nogueira, que possui atrofia muscular, é outro exemplo de usuário que ganhou abertura inclusiva por meio de eventos esportivos. "Tenho a carteirinha há 4 anos e vou a todos os jogos de futebol e campeonatos estaduais na Arena das Dunas e Frasqueirão. Mas gratificante mesmo é poder ver de perto os gols do América Futebol Clube", revela.

Opções de lazer como cinema e teatro estão todo mês na agenda da jornalista Célia Freire. Vítima de acidente vascular cerebral, ela possui mobilidade reduzida e aprova os benefícios que utiliza há 1 ano. "A carteirinha foi uma forma de inclusão que eu tive e hoje percebo que muita gente também pode ter. Recomendo para todos, inclusive a SEL está de parabéns pelo acolhimento que tem com a gente", pontua.

Apesar de ser emitida pela Secretaria de Esporte, qualquer pessoa com deficiência atestada, seja atleta ou não, tem direito as vantagens da Carteira do Deficiente. O serviço de emissão e renovação, na sede da SEL, funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 12h. A secretaria está situada à Rua Potengi, 409, em Petrópolis - por trás do Palácio dos Esportes.





Comentários