NOTÍCIAS




O XVI Congresso de Iniciação Científica do UNI-RN, que aconteceu entre os dias 27 e 29 de outubro, bateu recorde de apresentações de trabalhos. Com mais de 1.000 produções inscritas nas categorias de pôster, comunicação livre e nos diversos concursos, alguns alunos foram destaques na premiação. Entre eles está o estudante do 6° período do curso de Engenharia Civil, Lucas Saraiva, faturando seis trabalhos premiados no congresso, sendo dois primeiros lugares.

Segundo Lucas participar do CONIC é uma janela de oportunidades para o amadurecimento acadêmico, principalmente para aqueles que buscam ingressar em programas de mestrado e doutorado no término da graduação, e a chance de desenvolver algo em prol do desenvolvimento da sociedade. "Proporciona ainda a possibilidade de publicar artigos em periódicos e revistas, como também a chance de criar um networking com professores e outros pesquisadores, além de enriquecer o currículo", afirma o discente.

O futuro engenheiro civil destaca a importância de participar de eventos de iniciação científica como o CONIC, sendo um incentivo aos alunos a estar todo ano realizando novas pesquisas."Eu pretendo seguir carreira acadêmica, e essa é uma oportunidade de aprender com o que o UNI-RN tem de melhor, a pesquisa", conclui.

Trabalhos premiados:

1º Lugar modalidade Pôster com a pesquisa "SANEAMENTO ECO-EFICIENTE EM COMUNIDADES RURAIS".

3º Lugar modalidade Pôster com a pesquisa "INFLUÊNCIA DOS DIFERENTES TIPOS DE EQUILÍBRIO EM ESTRUTURAS".

3º Lugar modalidade Mostra de vídeo (Documentário) com o vídeo "COMO A ALTURA AFETA O EQUILÍBRIO DE ESTRUTURAS".

1º Lugar no I Concurso de Eficiência Energética - Engenharia Civil

2º Lugar no I Concurso de Argamassa Colorida de Alta Resistência - Engenharia Civil

3º Lugar no I Concurso de Concreto Colorido de Alta Resistência - Engenharia Civil

Na edição XV do CONIC, em 2015, um aluno de Engenharia Civil também foi destaque durante a premiação. Eudes Francescoli obteve três primeiros lugares, no 2° Concurso de Projeto Arquitetônico, 1° Concurso de Ponte de Macarrão e na categoria comunicação livre com o estudo "Steel Frame: construções mais limpas e sustentáveis com melhor custo-benefício". Ele também ressalta a importância de participar do CONIC. "A iniciação científica forma o aluno para se tornar um profissional diferenciado", afirma Eudes.

O curso de Engenharia Civil do UNI-RN é coordenado pelo professor Fábio Pereira.





Comentários