NOTÍCIAS






Ao chegar na melhor idade, os reflexos da falta de exercício físico são sentidos de forma mais vigorosa, em dores osteomusculares e o diagnóstico de doenças como a hipertensão, diabetes, obesidade, colesterol alto, infarto do miocárdio, demência e depressão. A conscientização desses fatores e a busca da independência, vitalidade e mobilidade têm levado cada vez mais idosos para dentro das academias.

Para beneficiar esse grupo especifico com um atendimento diferenciado, a Pulse Health & Fitness desenvolveu o "Pulse For Life" um perfil, dentro do programa "Pulse Profile", exclusivo para quem está acima dos 60 anos. "A atividade física é um exercício permanente que dá mais fôlego, eleva a autoestima e prepara a pessoa para um dia a dia com mais disposição. Mas, se a orientação de um profissional é importante para qualquer pessoa, na melhor idade ela se faz ainda mais necessária. Pois, nessa faixa etária as articulações e o sistema cardíaco naturalmente se tornam mais frágeis", revela o diretor da academia e profissional de Educação Física, Lo-Amy Fonseca.

De acordo com ele, um monitoramento mais criterioso, começando pela avaliação física, em que é investigado todo o histórico de doenças, disfunções corporais e desempenho físico fazem toda a diferença na prescrição dos treinos para otimizar os resultados esperados. Além disso, o acompanhamento dos profissionais vocacionados para lidar com esse grupo de alunos, exigem o cumprimento de normas de segurança com aferimento de pressão antes do treino e verificação dos pesos e amplitude dos movimentos, evitando possíveis lesões.

O perfil For Life prioriza que o aluno deve manter-se bem ativo e além da musculação, que é essencial para o fortalecimento do corpo, a academia indica a participação dos alunos em aulas coletivas de Yoga, Pilates, TRX, alongamento, dança entre outras atividades que têm um nível de impacto menor. "As aulas coletivas contribuem também para a concentração e a socialização dos idosos, o que é fundamental para quem busca manter não só o corpo saudável, mas a mente em seu melhor funcionamento", comenta Lo-Amy Fonseca.





Comentários