NOTÍCIAS






Respeito e valorização às atividades advocatícias. Garantir estes direitos é o principal objetivo da campanha #É De Lei, promovida no Estado pela Associação dos Advogados do Rio Grande do Norte (AARN) e lançada oficialmente na noite de quarta-feira (28). A ação também conta com painéis nos Juizados Especiais de Natal e no Fórum Miguel Seabra Fagundes. Os painéis servirão para colher adesões de advogados.

Criada originalmente pela Associação dos Advogados do Estado de São Paulo (AASP), a campanha de valorização dos profissionais da categoria tenta chamar a atenção da sociedade e, principalmente, dos demais agentes que formam o meio jurídico, como juízes e promotores. Segundo o vice-presidente da AASP, Fernando Whitaker, que participou do lançamento da campanha no RN, acentuou-se nos últimos anos a necessidade de reconhecer o papel desempenhado pelos advogados na garantia dos direitos. "Vemos a cada dia tentativas de diminuir a advocacia e seus profissionais. Há vários motivos para isso, como a intolerância ao direito à defesa até a soberba de profissionais em todas as áreas da Justiça, inclusive dos próprios advogados", aponta o dirigente da Associação de São Paulo.

A presidente da Associação no Rio Grande do Norte, Rossana Fonseca, segue na mesma linha, ressaltando que a campanha #É De Lei estimula esse debate em torno da importância da atividade advocatícia e da necessidade do direito de defesa para todos. Em razão disso, ela celebra a parceria entre AARN e AASP para a deflagração da campanha no RN. "Já tínhamos o desejo de fazer uma ação mais efetiva em favor dos advogados. Com a campanha, estamos hoje aqui colocando esse plano em prática", destacou ela, em pronunciamento no evento.

Além do lançamento oficial, que lotou o auditório da Procuradoria Geral do Estado, a campanha #É De Lei no Estado terá uma série de ações. Uma delas foi realizada já na manhã desta quinta-feira (29), com a instalação de painéis que servirão para a coleta de assinaturas de adesão à causa. Os painéis foram colocados na sede dos Juizados Especiais, no bairro de Potilândia, e no Fórum Miguel Seabra Fagundes, no bairro de Lagoa Nova.

Advogados homenageados
A abertura da campanha também teve homenagens a advogados potiguares com carreiras de destaque. Onze profissionais receberam da AARN placas em reconhecimento à sua atuação. Foram homenageados Aldo Medeiros, Virgínia Lúcia de Souza, Diógenes da Cunha Lima (em viagem, foi representado na solenidade pela procuradora do Estado Leila Cunha Lima, sua filha), Eider Filho, Margarida Simplício, Adilson Gurgel, Maria Lúcia Maciel Gomes Neto, Helio Santiago, Magna Letícia, Halrisson Dantas e Ricardo Lucena.

O evento da AARN nesta quarta teve ainda uma palestra do jurista Daniel de Assumpção Neves, que fez uma ampla análise sobre as implicações do novo Código de Processo Civil para o pagamento dos honorários advocatícios.





Comentários