NOTÍCIAS





A Secretaria Municipal de Educação de Natal promoveu o encontro "Abraçar e Agradecer" que reuniu cerca de 100 parceiros da educação pública municipal, na sexta-feira (23), no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves.


​O evento homenageou os parceiros com a entrega simbólica de uma placa e um abraço de agradecimento pelas ações/projetos e intervenções propositivas que acontecem cotidianamente junto à comunidade escolar das 146 unidades de ensino. A presença dos parceiros é uma realidade nas atividades educativas, nas formações continuadas dos professores, nos projetos de extensão, de cultura, saúde, cidadania, esporte e lazer.

O evento foi aberto com a apresentação da a banda Severino Cordeiro que integra o Projeto de Música da Escola Municipal Ferreira Itajubá, e dirigido pela professora Maria José Sarmento. Em seguida, foi à apresentação das crianças da Escola Municipal Professora Teresa Satsuqui Aoki, que participam do Projeto Tra La Lá. O coral é regido pelo professor Fábio Cruz, e apresentou as canções "Brincar de Sonhar", "Valeu Amigo" e "Fico Assim Sem Você", encantou a plateia.

A secretária municipal de Educação, a professora Justina Iva de Araújo Silva, agradeceu com muita alegria a contribuição dos parceiros. "Nosso evento e nossas palavras são de agradecimento a cada um dos parceiros. Agradecer é uma virtude que está um pouco fora de moda nos últimos tempos, mas faço questão e entendo que é necessário cultivar essa virtude", disse.

A titular da SME explicou porque escolheu este momento para agradecer. "Nós estamos vivendo um momento de muita felicidade na rede municipal de ensino de Natal, que pela primeira vez alcançou a meta nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Devemos a todos os nossos gestores e professores comprometidos, a cada um dos trabalhadores da Educação e também aos parceiros".

"Cada um dos parceiros com sua forma de intervenção tem nos ajudado muito a construir essa formação cidadã dos nossos alunos e melhorar o desenvolvimento da aprendizagem. Quando se trabalha os valores socioemocionais, se tem reflexo direto na atitude dos alunos, no despertar dos projetos de vida e na formação cidadã", afirmou a professora Justina Iva.

Entre os discursos e as homenagens aconteciam as apresentações, como o Coral Municipal Sons da Terra, formado exclusivamente por educadoras, sob a regência da professora Rosângela Albuquerque. As músicas - Esperança de Nil Bernardes, Epitácio de Sérgio Brito e Pense N'eu de Luiz Gonzaga - levantaram o público presente.

Representando os parceiros da Educação, o vice-presidente executivo da Mind Lab, Emílio Munaro, contou que nos últimos quatro anos conheceu as professoras Justina e Judineide e toda a equipe da SME, e que pode perceber e respeitar o trabalho desenvolvido. "A certeza está nos resultados, onde Natal pela primeira vez atingiu os resultados do Ideb. Não foi por acaso, é fruto de um trabalho competente de todas as pessoas que estão aqui".

Emílio Munaro afirmou que é uma honra poder colaborar com a educação do município de Natal. E contou em primeira mão, que a capital potiguar, receberá estudos experimentais durante todo o ano que vem. "Vamos trazer para Natal a oportunidade de provarmos por meio de estudos experimentais, o quanto a proficiência do aluno é impactada pelo desenvolvimento socioemocional". O estudo faz parte da parceria da Mind Lab com o Instituto Ayrton Senna.

Representando o Instituto Ayrton Senna, a agente técnica Tereza Jussara Luporini, agradeceu a oportunidade de poder abraçar a educação do país. "Acredito que as várias instituições presentes, cumprem esse papel de compreender que a educação é uma demanda para toda a sociedade brasileira. A Secretaria de Natal conseguiu atrair um grande número de parceiros pela compreensão que a educação só vai atingir melhores condições para o país, se todos nós se envolvermos como cidadãos e como representantes da sociedade civil organizada. Nós é que agradecemos a possibilidade de estarmos abraçando a educação em Natal".

Para o Promotor de Justiça da Infância e Juventude, Manoel Onofre de Souza Neto, "o exercício que a equipe da Educação está propondo, de agradecer e de generosidade, é verdadeiramente o exercício da justiça. Em nome do Ministério Público e da nossa parceria, e também em nome das outras instituições, o Poder Judiciário imensamente agradece e abraça a equipe da SME e todos que estão nas escolas realizando o dia a dia e fazendo valer o que é a educação".

A última apresentação foi o Maculelê da Escola Municipal Professor Luiz Maranhão Filho, com um grupo de estudantes participantes do Programa Mais Educação, que resgataram essa representação cultural sob a orientação do professor Renereide Dantas. E representando a homenagem final da SME, os parceiros assistiram ao vídeo "Abraçar e Agradecer" e depois foram convidados para um coquetel na tenda Djalma Maranhão. (Foto: Manoel Barbosa)





Comentários