NOTÍCIAS





Alunos e atletas das Escola Municipal Professor José de Andrade Frazão realizaram na manhã de quarta-feira (14) a abertura dos jogos internos que está abordando o tema "A Cultura Olímpica: origem e valores que a envolvem". Os jogos têm como objetivo principal envolver a escola em torno do momento olímpico vivido no Brasil, além de trabalhar com os alunos os aspectos culturais, geográficos e a diversidade cultural, social e econômica dos continentes representados.


​De acordo com a diretora administrativa Maria de Fátima da Silva, a cultura e aspectos geográficos foram trabalhados com os alunos durante dois meses. "As turmas foram divididas de acordo com os continentes representados, para que os alunos possam ter um maior conhecimento dessas outras culturas", disse.

Durante a solenidade de abertura, os alunos realizaram o revezamento do fogo olímpico, e o acendimento simbólico da pira foi conduzido pelo aluno Sawio Raiury Tionácio, de nove anos. O estudante disse que ficou bastante feliz por ter sido escolhido para fazer uma das partes mais importantes da abertura dos jogos. "Foi bem legal. Eu fiquei muito feliz", declarou o estudante que tem autismo.

A programação foi marcada pela diversidade cultural, como por exemplo, uma dança que representou os cinco continentes. A exibição da capoeira de origem africana, e uma apresentação de gueixas em alusão ao universo nipônico encantaram todos os presentes.

Para a dona de casa Lioneide da Silva, mãe da aluna Natally Gomes, de nove anos, que foi prestigiar o evento, é muito importante tanto para os alunos quanto para a comunidade escolar, principalmente por causa da valorização e o incentivo ao esporte".

Segundo a diretora pedagógica Regina Maria da Silva, esse tipo de evento tem a perspectiva de tornar a educação cada vez mais inclusiva, democrática e cidadã. "Tudo foi planejado pelos profissionais, valorizando além da diversidade cultural, o espirito olímpico político".

A estudante Williane Matias Souto, de oito anos, participou da abertura representando o continente asiático. "A abertura foi ótima. Estou muito ansiosa para o início das competições", disse a atleta.

Os jogos da Escola Municipal Professor José de Andrade Frazão, acontecem nesta quinta e sexta-feira (15 e 16), com a premiação dos alunos na solenidade de encerramento. As competições irão acontecer na unidade escolar, localizada na Avenida Boa Sorte, S/N no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, Zona Norte de Natal. (Foto: Débora Lima)





Comentários