NOTÍCIAS




Você sabe o que fazer com o óleo de cozinha depois de usado? E como armazenar a água que cai do aparelho de ar-condicionado? O Circuito de Oficinas Sustentáveis, da segunda edição do seminário "Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade", pode lhe ensinar a reaproveitar tudo isso, e muito mais, num tour de ações de sustentabilidade. O evento ocorre na próxima quinta-feira (02/06), no Centro Universitário UNI-RN e é alusivo ao Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. As inscrições devem ser feitas através de: eventos.unirn.edu.br
As atividades terão início às 8h, no Bambuzal (área verde onde se situam alguns dos projetos de sustentabilidade da instituição). Ali, terão início as oficinas de Compostagem e Horta Orgânica, que ensinarão como cultivar verduras e hortaliças com adubo orgânico, feito a partir do lixo resultante de podas de árvores e de "roçadas" (galhos, folhas, grama e plantas), e a da Vila Sustentável (projeto que propõe a construção de casas populares usando o bambu como parte da matéria-prima).

Logo em seguida, em outra área do campus, serão iniciadas as oficinas de: sabão ecológico (feito com o restante do óleo usado em frituras), de aproveitamento e armazenamento de água da chuva e aquela que cai dos aparelhos de ar-condicionado (estima-se que há um desperdício de, aproximadamente, 20 litros de água por dia, neste caso) e a da Feira orgânica (chamando a atenção para a importância do alimento cultivado de forma saudável, sem uso de fertilizantes e agrotóxicos, e para a higienização dos produtos com hipoclorito).

As oficinas serão ministradas pelos professores Werner Farkatt Tabosa, Antônio Carlos Matos de Oliveira, Everlane Ferreira, Érica Melo, Fábio Pereira e serão abertas ao público em geral.

À noite, quando ocorre o II Desafio Sustentável, a programação será voltada exclusivamente aos alunos da instituição, pois tem caráter interdisciplinar. As atividades serão realizadas no Auditório A do bloco Terra III e consistem em dinâmicas de apresentação de trabalhos sobre os temas abordados pela manhã durante as oficinas. Neste segundo desafio, haverá a participação do professor Everton Rocha, do curso de Direito, com o tema: Noções Introdutórias de Sustentabilidade.
Para os alunos do UNI-RN vencedores do Desafio Sustentável haverá a entrega de certificado com horas complementares à carga horária curricular e desconto na mensalidade referente ao mês de julho de 2016. O seminário "Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade" é coordenado pela assessora do Reitor, Maura Marjorie Nogueira, gestora do programa UNI-RN Sustentável.

Saiba mais sobre o Programa UNI-RN Sustentável





Comentários