NOTÍCIAS








O projeto "Quartas Clássicas" apresentará o segundo concerto da temporada 2016 da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN), no Teatro Riachuelo, em Natal.

O espetáculo será realizado quarta-feira (27), a partir da 20h, com entrada gratuita mediante reserva prévia do primeiro lote de ingressos a partir de quarta-feira , por meio do site da OSRN - www.orquestrasinfonicadorn.com.br - e retirada desses ingressos na Fundação José Augusto nos dias 25 e 26/04. O segundo lote estará disponível na bilheteria do teatro a partir das 12h do dia 27/04.

Sob regência do maestro Linus Lerner, a apresentação OSRN, mantida pelo Governo do RN, através da Fundação José Augusto (FJA), contará com a participação dos solistas mexicanos Liliana Del Conde (soprano) e Gabriel Navarro (barítono) e do brasileiro Adriano Pinheiro (tenor), além de uma participação especial dos cantores locais Leciana Oliveira (soprano) Sibele de Luna (contralto), Cesar Alvez (tenor) e José Fernandez (barítono).

No repertório escolhido para a noite, serão interpretadas arias, duetos, trios e coros de óperas, além de obras orquestrais mexicanas como "Conga del Fuego" e "Danzón No. 2", de Arturo Marquez e canções populares como "Besame Mucho" e "Noche de Ronda".

Dentre as novidades para a temporada 2016 do "Quartas Clássicas" está a campanha de arrecadação de livros que será contínua ao longo de todas as apresentações do ano. A ação visa ajudar a Fundação José Augusto (FJA), que está ampliando o acervo das bibliotecas nas Casas de Cultura do Estado, e receberá as doações de livros literários. Ao retirar o ingresso na FJA, o voluntário poderá doar um exemplar que irá compor esse novo acervo literário. É uma ação opcional e voluntária, mas muito importante para a ampliação do acervo das bibliotecas das Casas de Cultura do RN.

O projeto "Quartas Clássicas" conta com patrocínio do Cemitério e Crematório Morada da Paz, da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), por meio da Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado, e da Unimed Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão da Prefeitura Municipal de Natal, além de apoio do Teatro Riachuelo. A realização do projeto é da Fundação José Augusto.

Os convidados

Liliana Del Conde: Iniciou sua carreira aos nove anos de idade como parte do grupo das crianças Calamity, participando de programas de rádio e televisão. Seus estudos de canto clássico foram realizados na Academia de Música de Dortmund, Alemanha. Ela é graduada pela Escola Superior de Artes de Yucatán e atualmente ensina no UASLP. Participou de recitais na Alemanha, Portugal, França e México, ambos de música clássica e música popular mexicana. Também participa de inúmeros concertos, festivais e óperas, sob a batuta de Werner Seiss, Thomas Körner, Nilton Steves, José Miramontes, A. Zatin, Juarez Lincoln, Patrón, Teresa Rodriguez, Javier García Vigil, Jose Guadalupe Flores, Alfredo Ibarra, Julio Santiago, Armando Vargas, entre outros. Já interpretou Adele (Die Fledermaus), Violetta (La Traviata), Rainha e Papagena (A Flauta mágica), Sorceress (Matilde, Julian Carrillo), Norina (Don Pasquale), Bertha (barbeiro de Sevilha), Bastienne (Bastien und Bastienne), Messias (Händel), 9ª de Beethoven e Carmina Burana em produções teatrais. Tem quatro produções musicais e um destes discos tem suas próprias composições.

Gabriel Navarro: Gabriel Navarro estudou na Escola Nacional de Música, hoje Faculdade de Música da UNAM e fez parte da Opera Oficina Patrón de Rueda. Gabriel cantou os papéis de Colline em La Bohème, Giorgio em I Puritani, Don Giovanni, em Don Giovanni, Dulcamara em Lelisir damore, Alfio em Cavalleria Rusticana e Silvio em I Pagliacci. Cantou a Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven com a Orquestra Sinfônica sul do Arizona, em Tucson, Arizona. Ele já participou de prestígio cultural, tais como Alfonso Ortiz Tirado Festival, o Festival de Ópera de Oaxaca e Zacatecas Festival Opera festivais. Recentemente, participou da peça musical O selo Scarlet e da obra "A história sem governantes" em Microteatro.

Adriano Pinheiro: Tenor lírico de timbre belo e versátil, concluiu em 2012 sob orientação de Neil Rosenshein o Professional Studies in Voice na Manhattan School of Music em New York, universidade onde também foi professor de canto no programa MSM - Sunday.





Comentários