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Durante a noite de segunda-feira (07), o diretor-geral do Procon Natal, Kleber Fernandes, ministrou uma palestra para os alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). No encontro, que teve como tema "O papel do Procon na defesa do consumidor e suas principais demandas", o palestrante teve a oportunidade de apresentar para os universitários os principais assuntos que envolvem o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

"Para nós do Procon é uma honra fazermos esse debate bastante relevante e presente na vida de todos cidadãos. As pessoas ainda não conhecem claramente os seus direitos como consumidor, por isso é importante levarmos às instituições universitárias um pouco sobre esse assunto", disse Kleber Fernandes ao falar da importância que o Procon tem ao cumprir o papel institucional de orientar toda a população em relação aos direitos como consumidores, mostrando o que é certo e o que é errado. "Infelizmente, ainda verificamos muitos funcionários despreparados a orientar o consumidor, o que termina levando ao constrangimento para o cliente ou até mesmo uma multa para a empresa", explicou o diretor-geral ao falar sobre a relevância da palestra para os universitários.

De acordo com Leonildes Souza, aluna do 8° período do curso de Ciências Contábeis da UFRN, esse tipo de palestra é imprescindível para saber mais sobre os direitos dos consumidores. "Acho muito interessante debater esse tema. Eu tenho mais ou menos uma noção sobre os meus direitos e já li o Código do Consumidor, mas é sempre bom saber mais, já que por vezes esquecemos ou até mesmo não entendemos o que está escrito", disse a estudante.

Kleber Fernandes deixou claro que o objetivo do órgão não é apenas o de praticar a penalidade por meio da multa, mas também o de informar e gerenciar o que acontece com as empresas. "Os estudantes de contabilidade serão os orientadores dos seus futuros clientes, para isso, eles devem se preparar, tendo pleno conhecimento no Código de Defesa do Consumidor. O setor contábil da empresa tem a responsabilidade de dar todo o acompanhamento necessário aos seus clientes, evitando equívocos".

Na palestra, o diretor-geral do Procon Natal ainda falou sobre o Sistema Nacional de Defesa do consumidor, as principais atribuições do órgão e das práticas abusivas, como por exemplo a venda casada e a do mesmo produto com diferença de preço entre o pagamento a vista, no cartão de débito ou no de crédito.

O Procon municipal vem realizando várias ações ao longo dos 25 anos de existência, entre elas a Operação Estacionamento Legal, atuações em agências bancárias de Natal, a fiscalização contra a publicidade enganosa e o descumprimento à oferta das operadoras telefônicas, a Operação Balada, o Projeto Natal Sem Dívidas, o Procon Educa, a Operação Dia das Crianças, o Projeto Procon Itinerante e o I Congresso Municipal de Direito do Consumidor, cumprindo principalmente o dever de levar informação a população.





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