NOTÍCIAS






A comunidade de Uruaçu, localizada em São Gonçalo do Amarante, recebeu no último sábado (5) milhares de devotos dos Mártires de Uruaçu e Cunhaú. Os participantes de vários municípios e até de outros estados homenagearam os Padroeiros do Rio Grande do Norte numa data decretada feriado estadual. O encerramento das festividades aconteceu no monumento erguido aos Bem-Aventurados.

A programação foi iniciada nas primeiras horas da manhã com uma caminhada que seguiu do Centro de São Gonçalo ao monumento. Logo em seguida foram iniciadas as celebrações. O ponto alto do evento aconteceu na parte da tarde com os shows de Fátima Santos, e logo em seguida, a cantora Joana se apresentou para uma multidão e fez o público cantar grandes sucessos religiosos e da sua carreira. A programação terminou com a concelebração presidida pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.

Durante a celebração, Dom Jaime confirmou que o Papa Francisco pretende canonizar os Mártires de Uruaçu e Cunhaú. A informação foi dada pelo cardeal Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, que durante audiência com o Sumo Pontífice, no Vaticano, falou que os Protomártires do Brasil ainda não foram canonizados. A beatificação dos Bem-Aventurados foi concretizada em 5 de março de 2000 pelo Papa João Paulo II.

O prefeito municipal Jaime Calado, anfitrião do município, prestigiou o evento ao lado da primeira dama e deputada federal, Zenaide Maia. O casal recepcionou a senadora Fátima Bezerra, o presidente da Câmara Municipal de Natal, Franklin Capistrano, e ainda o governador Robinson Faria com a primeira dama do Estado, Juliane Faria. Também estiveram presentes o superintendente regional da CEF, Roberto Sérgio Linhares, os vereadores Valda Siqueira e Eraldo Paiva, e os secretários municipais Paulo Emídio (Habitação) e Jane Oliveira (Assistência Social), além de outras autoridades.

Fotos: Isaías Carlos





Comentários