NOTÍCIAS




A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância Sanitária, adquiriu novos equipamentos para o combate à dengue em São Gonçalo do Amarante. A partir de agora os agentes de endemias vão contar com duas bombas de última geração para o trabalho de borrifação do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue e Chikungunya. A utilização das bombas garante um alcance maior do ambiente borrifado, além de atingir o mosquito de forma mais rápida, já que a vazão dela é melhor, permitindo também o uso correto do inseticida eliminando apenas a quantidade adequada.

Atualmente, o município conta com 47 agentes de combate à dengue, trabalhando em dois turnos, e visitando uma média de 40 imóveis por dia. A preocupação com a prevenção é constante, tanto que São Gonçalo realiza anualmente os seis ciclos de visitas domiciliares preconizados pelo Ministério da Saúde, e agora em 2015, já entrou no segundo ciclo. Para a eficácia do serviço a SMS dispõe de uma equipe de borrifação com 3 profissionais que trabalham em dias alternados nos horários da manhã e noite.

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Márcia Soares, até agora não foi registrado nenhum caso de Chikungunya em São Gonçalo, e apenas seis casos de dengue foram confirmados este ano. "No primeiro ciclo realizado agora em 2015 finalizamos com o índice de 1,9 % de infestação predial, o que mostra o risco baixo, mesmo assim não é motivo para cruzarmos os braços. É importante a prevenção diária e o trabalho de conscientização da população é fundamental", enfatizou.

Além das atividades de campo das equipes, a Prefeitura Municipal também investe no trabalho educativo. A campanha "São Gonçalo Unido Contra a Dengue" é permanente e consiste na realização de mutirões nas comunidades. A cada sexta-feira um local diferente recebe as ações de limpeza pública, visitas dos agentes de endemias e mobilização social com utilização de carro de som e o envolvimento dos alunos das escolas municipais e particulares.

Por Marília Costa
Fotos: Isaías Carlos





Comentários